domingo, 2 de janeiro de 2011

Átomos e Moléculas

Como se transformam umas substâncias noutras? É uma questão pertinente. Mas para lhe responder é importante dar alguma informação adicional sobre a forma como a matéria é constituída.
Na figura está representada uma flor, a Crocus sativus, que nos dá a especiaria mais cara, o açafrão. Apresentamos também uma parte dessa imagem muito ampliada. 
 Olhando para a ampliação vêem-se pequenos pontos. Se pudéssemos observar qualquer material com uma lente incrivelmente potente, que permitisse aumentar o suficiente, veríamos também que ele é constituído por pequenas partículas, as moléculas, sendo estas constituídas por partículas ainda mais pequenas – os átomos.
Se observássemos desta forma uma folha de espinafre encontraríamos milhares de moléculas diferentes e, entre elas, esta, que é a clorofila responsável pela cor verde das suas (e de todas) as folhas e que é indispensável para a vida das plantas. 

As moléculas e átomos são as “peças” que os químicos usam para fabricar novas substâncias. Podemos fazer uma analogia com um conjunto de peças de Lego.



Juntando de determinada forma grupos de peças de Lego conseguimos construir alguns objectos. Mas se os desmancharmos e usarmos as mesmas peças, podemos também construir objectos completamente diferentes. Os objectos da figura representam moléculas nesta nossa analogia. As peças individuais de Lego representam os átomos. Assim como há peças de Lego de cor, tamanho e formato diferentes, também há vários tipos de átomos. É possível juntar grupos de peças de Lego, ou o mesmo grupo de peças mas de forma diferente, para obter determinados objectos. Do mesmo modo é possível juntar grupos de átomos, ou juntar um mesmo grupo de átomos de outras formas, para obter moléculas distintas e assim “fabricar” substâncias diferentes.
Podemos agora perguntar: E de que peças é que o químico dispõe para fazer as suas “construções”? Na figura seguinte está a Tabela Periódica, na qual estão representados todos os átomos de que o químico pode dispor. Nesta tabela eles estão “arrumados” consoante as suas propriedades e características.
A natureza, ou o químico, podem seleccionar alguns destes átomos e usá-los em diferentes proporções para “fabricar“ toda uma variedade de substâncias.
Adaptado de "A Cozinha é um Laboratório" - Margarida Guerreiro e Paulina Mata  . Ed. Fonte da Palavra

2 comentários:

  1. Um átomo é a quantidade menor de um elemento químico com existência própria, considerada indivisível. O átomo é formado por um núcleo com protões e neutrões e por vários electrões que giram na vizinhança do núcleo, cujo número varia consoante o elemento químico.

    ResponderEliminar