terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Acetato de Celulose - um passo em frente...

Referimos há dias o Celulóide e as inúmeras e variadas aplicações que teve. Numa época em que não existiam plástico (polímeros sintéticos*), este material (polímero semi-sintético*)teve uma enorme importância e permitiu coisas antes impossíveis. É o caso do cinema - não havia antes películas transparentes e flexíveis, ou do acesso de muitas pessoas a estatuetas, bijuteria... antes coisas caras por serem feitas de marfim, e que ficaram mais acessíveis. Era impossível voltar para trás! Mas o nitrato de celulose era altamente inflamável e era importante resolver este problema. Para isso foi desenvolvido um outro material, o acetato de celulose, que foi introduzido nos primeiros anos do sec XX. 

Este material foi extensivamente usado em filmes, como fibra sintética usada para roupas e outros fins, em revestimentos, e para fabrico de vários objectos e até esculturas.
No entanto, a sua estabilidade revelou ser bem menor do que inicialmente se pensou. O seu problema é basicamente a hidrólise (quebra de fragmentos da molécula por reacção com a água) dos grupos acetato e libertação de ácido acético (o ácido do vinagre). Esta reacção, que ocorre preferencialmente na presença de humidade e ácido, é autocatalítica (se o processo se ínicia a presença do ácido libertado faz com que seja cada vez mais rápida). Este fenómeno pode ter consequências graves, como a descrita nesta notícia publicada há alguns anos na imprensa:

*Polímero é uma molécula formada por um número elevado de átomos. Normalmente é obtida a partir de um conjunto de unidades (iguais ou diferentes) que se ligam umas às outras.
Polímero sintético - significa que não existe na natureza, sendo fabricado pelo Homem a partir de pequenas unidades - é o caso do nylon.
Polímero semi-sintético - significa que não existe na natureza, mas é obtido a partir de um polímero natural (como por exemplo a celulose) em que foram feitas alterações que lhe mudaram as propriedades (é o caso do nitrato e acetato de celulose).

2 comentários:

  1. achei muito legal tudo que li aqui, me ajudou muito, quero saber mais a respeito de ligações de enxofre e pontes de hidrogênio. obrigada.

    ResponderEliminar