segunda-feira, 7 de março de 2011

O aroma dos alimentos cozinhados no micro-ondas


Sabia que a libertação de aromas quando os alimentos são aquecidos no forno de micro-ondas é diferente da que ocorre num forno tradicional? 
Neste a evaporação à superfície do alimento causa aí uma pequena descida de temperatura. Assim a superfície do alimento fica um pouco menos quente que a zona imediatamente a seguir e mais quente que o ar que a rodeia. Este fenómeno, reduz as perdas de componentes do sabor de baixo peso molecular (mais voláteis) durante o aquecimento. 
No micro-ondas a evaporação da água pode causar uma destilação por arrastamento de vapor dos componentes do aroma. O cheiro que sentimos é mais intenso, porque estes compostos volatilizam mais facilmente e consequentemente não vão contribuir para o sabor final. Quanto menor o peso molecular e mais solúveis em água os componentes individuais do aroma forem, mais se perdem.
A forma de libertação dos aromas e o desenvolvimento de técnicas para conservar os aromas naturais tão frescos quanto possível, de forma a optimizar a qualidade, são um desafio no desenvolvimento de produtos alimentares congelados  e tem sido objecto de um longo e aprofundado trabalho de investigação.

2 comentários:

  1. Conclusão o micro ondas é muito mau

    ResponderEliminar
  2. Não tiramos essa conclusão. Como tudo tem vantagens e desvantagens. Depende do que se pretende e do que mais valorizamos na altura.

    ResponderEliminar