sexta-feira, 29 de abril de 2011

As ceras de animais e plantas


As ceras produzidas por animais e plantas são em geral misturas de substâncias em que  muitas delas pertencem ao grupo dos lípidos, que já referimos antes quando falámos de óleos e gorduras.  Elas são produzidas com funções essencialmente de protecção. Em particular para repelir excesso de humidade ou impedir a perda de água. Estas ceras cobrem carapaças de insectos, penas, pêlos, folhas, frutos....

 A cera de abelha, que é o material usado para fabricar os favos, é muito usada actualmente no fabrico de velas ou para ceras para calçado e tem sido usada desde a antiguidade como adesivo, para revestir superfícies ou outras aplicações. Foi muito usadas pelos egípcios na construção de barcos. Os gregos e os romanos usavam-na na preparação de tintas e mesmo para revestir paredes pintadas, provavelmente para as proteger da água  e como tratamento de superfícies. 

A cera de abelha tem um ponto de fusão (temperatura a que passa de sólido a líquido) de cerca de 64º.  O seguinte éster, formado pela ligação entre um ácido gordo e um álcool de cadeia longa, é uma molécula típica da sua contituição:


Sem comentários:

Enviar um comentário