domingo, 17 de abril de 2011

O Azeite no Inverno...

Possivelmente já lhe aconteceu no Inverno o azeite ficar com um aspecto estranho... Parece que tem partículas mais esbranquiçadas em suspensão... Mais ou menos com este aspecto:


Se calhar até ficou na dúvida se está bom ou não... Mas asseguramos-lhe que tudo está bem... é efeito apenas do frio, se o puser num locar mais quentinho ele voltará a ficar líquido e todo da mesma cor.

Como lhe dissémos ontem, nem todos os triglicéridos de um óleo ou gordura são idênticos, uns serão mais insaturados do que outros e, no caso do azeite, aqueles que são menos insaturados solidificam nos dias frios de Inverno. Foi apenas isso que aconteceu.

Claro que pode aproveitar este facto em seu favor... Gosta de molhar o pão em azeite para assim os saborear? E porque não barrar o azeite no pão? É simples... meta uma tacinha com azeite no congelador... mais triglicériods deste passará ao estado sólido... e ele fica mesmo com uma consistência pastosa que dá para barrar... Claro que quando aquecer, voltará a o estado líquido... Mas enquanto isso não acontece desfrute dele sólido.

Sem comentários:

Enviar um comentário