terça-feira, 19 de abril de 2011

Óleo e Água - não há conversa possível...

Os óleos e as gorduras não se misturam com a água porque as cadeias compridas de carbono e hidrogénio têm propriedades muito diferentes das da água. Diz-se, em linguagem química que os óleos e as gorduras são não polares e a água é polar e tudo isto está relacionado com a distruibuição de cargas eléctricas nas respectivas moléculas.
Por esta razão não se entendem mesmo, não têm nada em comum. Bem podemos tentar misturá-las, que rapidamente cada uma vai para seu lado. 
As moléculas, tal como as pessoas, procuram estar perto daquelas com quem têm afinidades e conseguem estabelecer relações de “amizade”, neste caso, com as quais conseguem formar ligações. Diz-se que os óleos e as gorduras são hidrofóbicos, ou seja, que fogem mesmo da água.

10 comentários:

  1. Obrigado tirou minha dúvida ;D

    ResponderEliminar
  2. muito bom minha isperiencia de ciencias da fera de ciencias esse e o meu trabalho valeu site.....

    ResponderEliminar
  3. valeu com sertesa vou tirar dez no meu trabalho !!!!!!!!!!!!1

    ResponderEliminar
  4. foi muito facil tirar minhas dúvidas... parabéns aos organizadores do sit

    ResponderEliminar
  5. Me Ajudou Bastante , Obrigada .. :*

    ResponderEliminar
  6. Me Ajudou Bastante, Tomara Q Eu Consiga Os 5 Pontos Em Quimica, Obrigada Site ;* ..

    ResponderEliminar