terça-feira, 5 de abril de 2011

Porque é que o leite vem por fora?



Quando o leite é aquecido num recipiente destapado forma-se uma película (uma “pele”) na sua superfície. Isso resulta da evaporação da água, fenómeno que causa uma maior concentração das suas proteínas, as quais, devido ao calor, acabam por coagular. Essa película impede as bolhas que se vão formando de se escaparem para a atmosfera. Elas vão-se, então, acumulando e exercendo pressão na película, até que – de repente! – a empurram e tudo vem por fora.

Uma das soluções será ir retirando a película, mas logo outra se irá formar e, ao removê-las, vai-se perdendo uma quantidade apreciável de componentes do leite. O melhor será mesmo tapar o recipiente, de modo a diminuir a evaporação, e manter o lume baixo para melhor controlar o processo. E ficar por perto…

2 comentários:

  1. Ficar por perto será sempre a melhor solução.
    Ou então usar um "avisador": uma espécie de pequeno disco relativamente espesso e pesado, usado nos tempos em que não havia leite UHT, que era em vidro e se agitava ruidosamente contra as paredes do recipiente fazendo barulho e avisando que o leite já estava a ferver, impedindo assim o seu derrame. Curiosidades geracionais.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um ali na cozinha, mas nunca mais reparei nisto.

    Com os micro-ondas também se passou a aquecer o leite de outra forma...

    ResponderEliminar