segunda-feira, 9 de maio de 2011

O segredo dos violinos Stradivarius são os "químicos"...


Artistas, artesãos e cientistas têm investigado desde há muito o segredo que dá aos violinos Stradivarius de som único. Dezenas de pessoas disseram ter resolvido o mistério, mas ninguém provou a sua hipótese.



Agora, um bioquímico do Texas, Joseph Nagyvary, afirma ter provas científicas Diz que o segredo há muito procurado é de natureza química e de certa forma o resultado foi intensional.

Nagyvary recolheu lascas de madeira do interior dos instrumentos quando estes foram reparados, pois há décadas que procurava uma resposta para o mistério dos Stradivarius.Concluíu que Antonio Stradivari tratava os seus violinos com produtos químicos para protegê-los do bicho da madeira, muito comum no norte de Itália. Foi esse tratamento que, segundo Nagyvary, deu aos violinos um filtro químico que proporciona um som único e agradável, como nenhum outro.

Contudo estas conclusões, que foram publicadas na revista Nature, não agradam a todos. Muitas pessoas põem-nas em causa. Os músicos e fabricantes de violinos não gostam da idéia de que o segredo do som extraordinário seja "químico". De certa forma este facto, para eles, reduz a mística e o romance associados a estes violinos.

1 comentário:

  1. Também não provou nada, se é químico porque não disse se é jimo cupim, querosene ou outra coisa que se usasse na época, até porque se esse é o segredo ele pode reproduzir violinos com as mesmas características sonoras nos dias de hoje, tão longe do segredo.

    ResponderEliminar