terça-feira, 10 de maio de 2011

Vitamina C

Vitamina C 
(ácido ascórbico)


Vitamina hidrossolúvel (solúvel em água)

Fontes: Acerola, ananás, laranja, limão, manga, melão, morango, batata, vegetais de folhas verdes (couve-flor, couve galega, espinafre, repolho), pimento. A acerola é o fruto mais rico em vitaminas A e C (a quantidade de vitamina C é cerca de trinta vezes superior à da laranja).

Funções: Importante para várias reacções bioquímicas celulares. A principal função é a hidroxilação do colagénio, uma proteína que aumenta a resistência de ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Tem efeito antioxidante, é usada na síntese de hormonas e neurotransmissores, e contribui para o fortalecimento das defesas imunológicas do organismo.

Consequências da falta de vitamina C: Escorbuto.

Sinais e Sintomas: Cicatrização difícil de ferimentos, secura da boca e dos olhos, alopécia (perda de cabelo), dentes fracos, dores articulares, gengivite, hemorragias, perda de peso, fraqueza geral, letargia, lesões escorbúticas .


A ocorrência e comportamento desta vitamina em alimentos tem sido bastante estudada, talvez devido à sua determinação ser relativamente simples.

Apesar de haver alimentos com um teor muito alto de vitamina C (por exemplo salsa – 150 mg/100g) estes não são frequentemente as fontes mais importantes. A salsa é consumida em pequena quantidade e, por exemplo, os citrinos (50 mg/100g) ou mesmo os tomates (25 mg/100g) são fontes bem mais importantes.

Nas plantas a vitamina C não tem função de vitamina, mas de anti-oxidante, ajudando, por exemplo, a proteger todos os componentes desta envolvidos no processo fotossintético.

Nos animais pode ter uma grande variedade de funções, como referido acima, mas acredita-se que ainda não estão completamente compreendidas. Uma função importante é o seu envolvimento na formação de colagénio, a proteína do tecido conjuntivo. Aliás, a maior parte dos sintomas do escorbuto são efeitos que se relacionam com uma deficiência do tecido conjuntivo - resultando em tecidos (por exemplo gengivas) mais fracos que sangram facilmente.

Quando os marinheiros partiam para as viagens durante os Descobrimentos ficavam muito tempo no mar e  acabavam por ficar doentes. Esses homens, consumiam principalmente bolachas e carne de porco salgada e passavam longos períodos sem ingerir folhas ou frutas frescas. Assim, tinha uma dieta muito deficiente em vitamina C e por esse motivo eram atacados pelo escorbuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário