terça-feira, 19 de julho de 2011

Fatos de banho que batem recordes

Durante os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 foram batidos 14 recordes mundiais na natação. Em todos os casos, excepto num deles, os nadadores usavam fatos de banho especiais cujo desenvolvimento envolvia a integração de um conjunto de conhecimento teórico de mecânica dos fluidos, ciência dos materiais, fisiologia e psicologia.

Tal levou a que se compreendesse a importância decisiva do fato de banho na performance do nadador e se investisse ainda mais no seu aperfeiçoamento. De tal forma que, em consequência desse desenvolvimento, poucos meses depois, no Campeonato Mundial de 2009 em Roma, se voltaram a bater uma série de recordes mundiais.

Há dois aspectos importantes na forma de actuar destes fatos de banho - a influência na postura e na resistência ao movimento.

Os fatos de banho são fabricado com um material extremamente compressivo que mantém o nadador numa postura hidrodinâmica ideal. Como o nadador não precisa de usar os seus músculos para manter essa postura, pode direcionar mais da sua energia para a sua propulsão através da água. Essa compressão do processo, por outro lado, também reduz a quantidade de água que fica presa no fato de banho e a "oscilação" da pele, factores estes que contribuem para aumentar a resistência à deslocação na água.

O material de que são fabricados os fatos de banho é ainda muito hidrofóbico (repele a água) isto faz com que flutuabilidade aumente e diminui ainda mais a resistência ao movimento.

O desenvolvimento destes fatos de banho exigiu a integração de conhecimento de várias áreas da ciência, em que a química teve certamente um papel muito importante no desenvolvimento dos materiais utilizados.

(imagem DAQUI )

Em consequência da utilização destes "super - fatos de banho " em 18 meses bateram-se 135 recordes mundiais de natação.Por isso o seu uso começou a causar alguma polémica e discute-se a hipótese de os proibir em competição.

Sem comentários:

Enviar um comentário