quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os alginatos que as algas nos dão

Os alginatos são hidratos de carbono (polissacáridos - moléculas longas formadas pela interligação de moléculas de açúcares simples) que se extraem de algumas algas castanhas, Phaeophyceae
Estas algas produzem uma mistura de vários sais do ácido algínico, os alginatos, que são uma componente das suas células que confere aos organismos muita flexibilidade e que são a matéria prima base para a produção industrial de alginatos.
 

Os alginatos têm uma grande variedade de aplicações devido às suas propriedades de:
-retenção da água;
-gelificantes;
-espessantes;
-estabilizantes.

Para a formação de géis (redes tridimensionais que retêm a água no interior) as cadeias dos alginatos ligam-se entre si na presença de iões cálcio.



Os alginatos são usados em cosmética, na indústria farmacêutica e na indústria alimentar, neste caso, por exemplo, como estabilizantes, espessantes ou agentes gelificantes em molhos, sobremesas, gelados, produtos cárneos e produtos reconstituídos da batata.


De facto, o ácido algínico e os alginatos fazem parte dos aditivos alimentares permitidos pela legislação comunitária europeia, conhecidos pela designação de E’s. São todos considerados inofensivos e alguns (E400, E401, E402) são mesmo admitidos em alimentos certificados como biológicos e em alimentos destinados a bebés.

Sem comentários:

Enviar um comentário