terça-feira, 11 de setembro de 2012

Uma bica, por favor

Aqui fica mais uma sugestão do Roteiro "Em Lisboa, à Descoberta da Ciência e da Tecnologia" do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.


O termo "bica" surgiu na Brasileira do Chiado. Esta cafetaria fundada em 1905 vendia o "genuíno café do Brasil", bebida ainda pouco apreciada na época. Para a divulgar, davam-na a beber aos clientes. Foi um sucesso e, em 1908, a Brasileira abriu uma sala de café, novidade que rapidamente se tornou ponto de encontro das elites. Diz-se que, em resposta a reclamações sobre a qualidade do café servido em cafeteiras, o proprietário mandou que o tirassem diretamente da bica (do saco), ficando com um sabor e aroma mais intensos. O café é apreciado pelas características organolépticas e poder estimulante. Este deve-se à cafeína que, em moderação, dá bem-estar e energia, facilita a digestão e combate cefaleias. O creme sobre a bica reflete a sua qualidade e retém os aromas. Sabia que já foram identificados mais de 800 compostos no aroma do café?

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, tenho acompanhado há um tempo e achei muito interessante! O conteúdo é muito bom. Os temas sobre química na arte, química nos alimentos, dos computadores e outros, são uns dos que mais me chamam a atenção! Sou uma admiradora da química e realmente acho que ela é irresistível! Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada. O seu comentário constitui um incentivo para fazer mais e melhor.

    ResponderEliminar